Festa da Inconfidência será realizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
.
Publicado em 28/03/2025 08:49
Nos dias 19 e 20 de abril, Matias Barbosa realizará a tradicional Festa da Inconfidência, com uma programação especial que inclui shows, espaço gastronômico na Praça Central, cortejo de cavalheiros até a Capela do Rosário, além de diversas atividades que celebram um dos marcos da história do Brasil. A festa será viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, com o apoio do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Matias Barbosa.
A RC Matos Leite Produções, contemplada pela PNAB, é a responsável pela organização do evento. Os recursos viabilizarão a realização dos shows e outras atividades voltadas à promoção e difusão da cultura matiense e mineira.
Este evento é um resgate histórico e cultural, homenageando a figura de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, que foi proprietário de terras na região — uma informação confirmada por documentos históricos preservados em Matias Barbosa.
Outro destaque dessa celebração histórica é o painel de azulejos, localizado no centro da cidade, que reproduz uma das obras mais emblemáticas do Museu Mariano Procópio: A Jornada dos Mártires, do artista Antônio Parreiras. Encomendada em 1928 pelo prefeito de Juiz de Fora para decorar a Prefeitura Municipal, a pintura retrata a passagem dos presos pela cidade de Matias Barbosa antes de serem levados a julgamento no Rio de Janeiro. A igreja representada na obra é um dos principais marcos do município e permanece de pé até hoje: a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Registro do Caminho Novo (1709), atualmente conhecida como Capela do Rosário.
A história do vilarejo também está refletida no brasão do município, que traz dois elementos que remetem diretamente a Tiradentes. O primeiro é uma faixa de jalne (ouro), que simboliza o Caminho Novo, a primeira estrada que atravessava a região, ligando o Rio de Janeiro às zonas de mineração. Essa faixa se estreita ao atingir a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Registro do Caminho Novo, lembrando o posto de fiscalização do Registro, localizado na fazenda de Manuel do Vale Amado, onde os viajantes eram obrigados a parar. Em 1781, Tiradentes foi nomeado comandante da Patrulha do Caminho Novo por um período de três anos.
O segundo elemento do brasão, chamado senestra, é um escudete de prata com um triângulo de goles (vermelho), evocando Tiradentes, que possuía três fazendas na região. Os inconfidentes, durante sua passagem por Matias Barbosa, pernoitaram na fazenda de Manuel do Vale Amado e rezaram na capela.
A Capela de Nossa Senhora da Conceição do Registro do Caminho Novo (1709), hoje conhecida como Capela do Rosário, também está representada no brasão do município.
por Prefeitura Municipal de Matias Barbosa