Patrimônios Culturais de Matias Barbosa recebem placa com Código QR

Por meio do Departamento de Cultura e Turismo, com apoio do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC), a Prefeitura de Matias Barbosa iniciou nesta quarta-feira, 19, a instalação de placas de identificação do Patrimônio Cultural (tombados e inventariados) que terá um código (QR) para acesso as informações sobre os prédios e monumentos. A iniciativa visa valorizar a riqueza histórica da formação da sede de Matias Barbosa e busca a difusão cultural e turística no município.

A implantação de sinalização turística do patrimônio histórico e cultural da cidade, neste modelo, é realizada pela primeira vez juntamente com o mapa do “Turismo Cultural” instalado nos pontos de ônibus. A sinalização busca a integração entre o conhecimento com a caminhada pela sede de Matias Barbosa.

Os recursos para a execução do projeto de sinalização são oriundos do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural. Segundo o historiador e membro do COMPAC, Ricardo Sartine, com a execução completa do projeto, espera-se o melhor aproveitamento da população e dos turistas que visitam o nosso município. “Com a instalação das placas, será uma grande oportunidade de criação de Roteiros Turísticos e da Educação Patrimonial com estabelecimento de rotas autoguiadas, além da democratização do conhecimento a toda população”, destacou.

Código QR

O Código QR é um código de barras, ou barrametrico, bidimensional, que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto, um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.