Matias Barbosa dará início na próxima semana a vacinação de pessoas com comorbidade

Na próxima semana, o Departamento de saúde da Prefeitura de Matias Barbosa dará início a vacinação contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades. A imunização ocorrerá em duas fases. A primeira atenderá a doentes renais crônicos em diálise e pessoas com Síndrome de Down, ambos acima de 18 anos. Na segunda fase será a vez das de gestantes com gravidez de alto risco e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto).

O Departamento reforça que seguirá as diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Mesmo no grupo de comorbidades será realizado uma classificação, como, por exemplo, das gestantes com gravidez de alto risco, para aquelas com maior tempo de gestação, seguindo para as grávidas com menor tempo, até a imunização total deste grupo.

A classificação para pessoas com Síndrome de Down seguirá por idade, com vacinação em ordem decrescente deste público.

A orientação é aguardar o contato do Posto de Saúde da Família (PSF) de referência. O agendamento será realizado e a imunização ocorrerá na unidade de saúde ou em domicílio, quando for necessário.

A Prefeitura reforça que, conforme as doses forem chegando, as vacinas serão aplicadas, até a cobertura total deste público, como ocorreu nos públicos anteriores.