Professores da rede municipal de ensino de Matias Barbosa participam de curso promovido pela UFJF

Por meio de parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Departamento de Educação da Prefeitura de Matias Barbosa oferece aos professores da rede municipal um curso de formação continuada, o “Leitura e Escrita na Educação Infantil”.

Assim como Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora, Matias Barbosa participa da capacitação. Aproximadamente 60 profissionais, entre professores, coordenadores pedagógicos em exercício na creche, pré-escolas e nos primeiros anos do ensino fundamental, participam desta iniciativa.

O curso visa assegurar aos docentes conhecimentos, habilidades e saberes relacionados ao trabalho com oralidade, leitura e escrita junto a crianças menores de 6 anos.

Com a carga horária de 120 horas, o projeto que teve início neste mês, deve ser concluído em um ano. Em decorrência da pandemia, as aulas ocorrem de forma remota por meio de plataforma digital, com aulas síncronas (interação online) e aulas assíncronas.

Além das aulas que serão realizadas em oito módulos, será fornecido às escolas 100 livros literários para a prática e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Segundo Simone Guedes Garcia Janeiro, diretora do Departamento de Educação, a rede municipal assiste aproximadamente 495 crianças de 2 a 6 anos. “Nossas crianças estão sofrendo os impactos da pandemia. A busca pela melhor capacitação de nossos profissionais diante o novo cenário é essencial para garantir a educação de qualidade a todos”, destacou.