Primeira dose da vacina contra coronavírus em Matias Barbosa é aplicada em técnica de enfermagem

A técnica de enfermagem Dalila Santos, de 34 anos, foi a primeira pessoa a tomar a dose da vacina contra a Covid-19 em Matias Barbosa nesta quarta-feira, 20. A profissional de saúde atua desde março de 2020 na linha de frente da pandemia. A imunização com a primeira dose foi realizada em ato solene na Prefeitura, com a presença do Prefeito Beto Lopes e a Diretora do Departamento de Saúde, Luiza Helena de Souza.

Na tarde de terça-feira, 19, Matias Barbosa e demais municípios que fazem parte da regional de Saúde de Juiz de Fora, receberam a primeira leva das vacinas da campanha de combate à Covid-19.

Matias Barbosa recebeu 92 doses encaminhadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O cálculo de doses foi feito pelo Estado, assim como a determinação dos grupos prioritários a serem imunizados nesta primeira etapa.

No município serão imunizados idosos residentes em instituições de longa permanência e profissionais que atuam nessas instituições, como enfermeiros e cuidadores. Além disso, parte dos trabalhadores da linha de frente da saúde do município também receberão a dose, conforme o quantitativo de imunizante disponível.

Ainda no início da tarde de terça-feira, o Prefeito Beto Lopes participou da Live com o Governador Romeu Zema, profissionais de saúde e prefeitos de outros municípios. Na pauta, o cronograma de vacinação, medidas de vacinação, entre outras informações sobre o imunizante.

A expectativa é que logo que possível, o Ministério da Saúde encaminhe uma nova leva de vacinas para continuação da cobertura vacinal para os demais grupos classificados como prioritários. Logo que novos lotes forem enviados, o Departamento de Saúde realizará a imunização dos demais trabalhadores da saúde e partirá para o grupo de idosos entre 60 e 74 anos.