Prefeitura realiza campanha para remoção de veículos abandonados em vias publicas

A Prefeitura de Matias Barbosa começou na segunda-feira, 1, a campanha de remoção de veículos em situação de abandono em vias públicas do município. Os fiscais de posturas da Prefeitura identificaram cerca de 35 veículos nesta situação em diversos bairros. Neste primeiro momento, os proprietários são notificados para retirarem os veículos das ruas.

A ação é realizada em parceria com as polícias Civil e Militar. Após o fim prazo concedido, os veículos que ainda estiverem na mesma situação, serão recolhidos pelas autoridades de trânsito.

De acordo com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), um carro é considerado abandonado após 30 dias consecutivos parado em um mesmo local. O procedimento fiscal nestes casos requer vistoria para tentar identificar o proprietário que, quando é localizado, recebe uma notificação para retirar o automóvel no prazo de 15 dias.

Abandonar veículo em vias públicas atrapalha o trânsito de carros e de pedestres, gera acúmulo de lixo e de água e, dependendo do local onde o veículo estiver estacionado, pode interferir em serviços como o de manutenção da sinalização viária, varrição e o de limpeza de bocas de lobo, além de gerar focos Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika vírus e chikungunya.