Prefeitura de Matias Barbosa lança jogo comemorativo aos 312 anos do termo de doação da sesmaria que deu origem ao município

Por meio do Departamento de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, o setor de Educação Patrimonial da Prefeitura de Matias Barbosa irá lançar um jogo comemorativo aos 312 anos do termo da sesmaria, que deu origem ao município. A iniciativa pretende promover os bens tombados, buscando a interação com a população, sobretudo crianças, para aprender brincando sobre a história da cidade.

A princípio, o jogo será disponibilizado em um jornal de circulação na cidade, com a publicação para início de março, em cerca de 3 mil exemplares. As páginas do jogo podem ser destacadas da publicação, com classificação a partir de 5 anos de idade. Além das informações gerais descritas no “tabuleiro”, os jogadores terão acesso a  curiosidades através de um “QR code”, uma ferramenta que pode ser utilizada através do celular.

Segundo Ricardo Sartine, historiador e membro do conselho municipal patrimônio cultural e desenvolvedor do projeto, professores de história da rede municipal e privada poderão utilizar o jogo dentro do conteúdo didático. “Além de servir como material didático, o jogo é uma opção de lazer para as famílias matienses neste momento de pandemia”, destacou Sartine.

Sesmaria: 312 anos

O município de Matias Barbosa originou-se de “uma sesmaria de uma légua de testada por três de sertão, às margens do Rio Paraibuna, entre as roças de Simão Pereira e Antônio de Araújo, concedida a Mathias Barboza da Silva em 1709”, considerada uma das mais antigas da Zona da Mata Mineira, coincidindo com o mesmo ano da abertura oficial do Caminho Novo.

Tal caminho era considerado mais curto, porém menos frequentado por ser muito escabroso e deserto, mas aos poucos o fluxo das tropas foi aumentando. O Registro de Matias Barbosa foi o centro de convergência de toda a atividade do Caminho Novo, barreira onde se pagavam direitos sobre o ouro e os diamantes vindos da região mineradora, enormes quantidades desses preciosos minerais passavam por esse lugar.