Prefeitura de Matias Barbosa alerta a população sobre alto índice de infestação do Aedes aegypti no município

Segundo o Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste início de 2021, realizado pela Prefeitura de Matias Barbosa o índice de infestação foi de 6,2% no município. O valor apontado é considerado alto risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito, como a Dengue, Zika, Chikugunya e Febre Amarela.

O levantamento teve início no dia 4 de janeiro e foi concluído nesta segunda-feira, 25.

Os agentes de endemias percorreram todos os bairros do município. Foram 235 casas vistoriadas como define o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).
O último LIRAa foi realizado em janeiro de 2019 e teve como resultado o índice de 4,8% de infestação predial, resultado considerado preocupante, já que o índice estabelecido pelo Ministério da Saúde como margem de segurança é de 1%.
 O Bairro Monte Alegre teve o maior registro de focos positivos: 23, seguido pelo Centro, com 9 focos, e em terceiro lugar, Cedofeita, com 5 focos positivos.

A Prefeitura segue com as ações de conscientização, e reforça a necessidade de colaboração da comunidade, já que cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas residências.

É fundamental que cada um faça a sua parte.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Eva Cristina de Souza Leopoldo, é possível diminuir o índice, reduzir a chance de novos casos de Dengue, se a população fizer a sua parte. “ Com apenas alguns minutos durante a semana, o cidadão pode fazer uma vistoria em sua casa, verificar possíveis locais que possam servir de criadouros do mosquito, como vasos de plantas, garrafas, caixas-d’água destampadas, dentre outros.

Ainda segundo a coordenadora, o período de chuvas e calor é propício para o acúmulo de água em diversos recipientes, e as altas temperaturas são ideais para a eclosão dos ovos do Aedes aegypti. Além do Departamento de Saúde, outras pastas seguem nas atividades conjuntas, como limpeza, remoção de entulhos e demais materiais, atuando na prevenção e auxílio ao combate aos criadouros do mosquito.