Matias Barbosa realiza Semana da Mulher

Entre os dias 13 e 17 de março, o município de Matias Barbosa ganha um importante reforço na prevenção da saúde da mulher, a Semana da Mulher. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde, juntamente com a Prefeitura de Matias Barbosa, a Câmara Municipal e a Fundação Cristiano Varella, além do apoio do Departamento de Assistência Social e CRAS, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A partir de segunda-feira (13/03), um caminhão equipado ficará instalado na Câmara Municipal, oferecendo às mulheres a oportunidade de realizar exames de mamografia e Papanicolau.

A iniciativa é uma importante campanha de prevenção contra o câncer de colo de útero e o de mama, que são os dois tipos de câncer mais frequentes na população feminina brasileira. O exame de Papanicolau vai atender as mulheres com faixa etária entre 25 e 69 anos, enquanto a mamografia vai estar disponível para mulheres entre 50 a 69 anos, como recomenda o Ministério da Saúde. Para a realização dos exames é preciso levar a cópia do cartão nacional de saúde (SUS), CPF e RG. Além disso, as mulheres que irão realizar a mamografia podem levar laudos de exames realizados anteriormente.

A Semana da Mulher vai contar ainda com palestras informativas, consultoria de beleza Mary Kay, serviços de cabeleireira e manicure, oficina de artesanato e sorteio de brindes. Abrindo a programação, tabagismo vai ser o tema da palestra ministrada no dia 13 de março, às 14h. Já no dia 14, outros três assuntos serão abordados, com palestra sobre os idosos, às 8h30, sobre menopausa, às 10h30 e sobre o HPV, às 14h. No terceiro dia, o evento começa com câncer de mama e colo de útero, às 8h30, automedicação, às 10h30 e Samu às 14h. Com o maior número de palestras, os temas do dia 16 serão a Urgência e Emergência, às 8h30, Mastologia, às 10h30, práticas integrativas, às 14h e alimentação saudável, às 15h30. E no dia 17, Dengue, Zika e Chikungunya, às 8h30 e escuta psicológica e a saúde da mulher, às 10h, encerram o ciclo de palestras.

A abertura será no dia 13 de março, às 13h. Já nos dias 14, 15 e 16, o evento vai ser realizado de 7h às 17h. E encerrando a semana comemorativa, no dia 17 de março, o horário é de 7h às 12h. Para participar, a Secretaria de Saúde pede a doação de 1kg de alimento em apoio ao Hospital do Câncer de Muriaé – Fundação Cristiano Varella, que disponibilizou a Unidade Móvel e é parceira do evento.