Exames e palestras fizeram parte da Semana da Mulher em Matias Barbosa

A Prefeitura Municipal de Matias Barbosa, em parceria com a Secretaria de Saúde, a Câmara Municipal e a Fundação Cristiano Varella, realizaram a Semana da Mulher. Entre os dias 13 e 17 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Matias Barbosa ganhou um importante reforço na prevenção da saúde da mulher. Com o auditório da Câmara Municipal cheio, a abertura do evento contou com a presença do prefeito de Matias Barbosa, Carlos Antônio de Castro Lopes, o vice-prefeito, Joaquim Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto de Almeida e do deputado estadual, Antônio Jorge, que ministrou palestra com o tema tabagismo.

Durante a abertura, o prefeito Carlos Lopes destacou a importância do evento para a cidade. “Acredito que essa Semana da Mulher seja um marco na nossa saúde, que é uma das minhas prioridades. Mostramos sinais do que vai ser o nosso trabalho e o cuidado que temos com a saúde do nosso município.” O prefeito ainda ressaltou que “era preciso olhar pela saúde de Matias. Estamos nos empenhando para realizar um bom trabalho em todos os setores.”

Visando a prevenção contra os dois tipos de câncer mais comuns na população feminina, o câncer de colo de útero e de mama, um caminhão equipado foi disponibilizado pela Fundação Cristiano Varella para que mulheres tivessem a oportunidade de realizar exames de mamografia e Papanicolau. Durante toda a semana, uma média de 90 exames foram feitos por dia. A programação contou ainda com palestras informativas, consultoria de beleza Mary Kay, serviços de cabeleireira e manicure, oficina de artesanato e sorteio de brindes. “Preparamos a Semana da Mulher matiense com muito carinho, porque sabemos que a prevenção é a melhor forma de cuidar da mulher. Durante toda a semana tivemos palestras que alertavam sobre a relevância de cuidados com a saúde em geral, com temas como menopausa, dengue, zika e chikungunya, a saúde do idoso, alimentação saudável, práticas integrativas e automedicação.” explicou a secretária de saúde de Matias Barbosa, Luiza Marques.

Vacinação contra a Febre Amarela

Durante a semana, a Secretaria de Saúde reservou um espaço na Câmara Municipal para realizar a vacinação da população de Matias Barbosa contra a Febre Amarela. E a ação atingiu números expressivos. Ao todo, 1796 doses de vacinas foram distribuídas à população matiense.

Confira a cobertura do evento. https://www.youtube.com/watch?v=-AVsWtQ5RFQ