Encontro de Folia de Reis é cancelado e Prefeitura divulga vídeo sobre a tradição da celebração

O tradicional encontro de Folia de Reis não será realizado neste ano em Matias Barbosa por conta da pandemia da Covid-19. O evento é promovido pela Prefeitura e foi cancelado para evitar aglomerações e outras formas de contágio da doença.

Contudo, para rememorar os encontros realizados nos últimos anos e celebrar o "Dia de Reis", data celebrada nesta quarta-feira (6), o historiador Ricardo Sartine, fez um vídeo que mostra o retrospecto, em imagens, de eventos, encontros e cortejos. O vídeo está disponível no canal do YouTube e página do Facebook da Prefeitura.

Desde 2011 o Município passou a apoiar e preservar a folia como política de estado, com o objetivo de manter a tradição, reconhecendo como bem imaterial. Segundo Sartine, a intenção é que Matias Barbosa se torne um centro regional de difusão da cultura raiz, representada pela "Folia de Reis".

Origem e festejos

A "Folia de Reis" é a festa que comemora e louva os três Reis Magos: Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar. Segundo o catolicismo, eles visitaram Jesus Cristo dias depois do nascimento.

O festejo é realizado todo dia 6 de janeiro, depois do cortejo dos reiseiros que ficam em festa do dia 24 de dezembro ao dia 5 de janeiro, representando o tempo de andança dos reis.

A "Folia de Reis Magos" teve origem na Europa e chegou ao Brasil junto com os colonizadores portugueses, durante o período de catequese e colonização. Segundo a Bíblia, os reis teriam encontrado Jesus no dia 6 de janeiro.

Seguindo a tradição, os participantes utilizam roupas brilhantes e coloridas, enfeites, máscaras, dentre outros adereços, e promovem os cortejos com músicas que trazem as entoações ligadas à religião católica. A Folia chama atenção por onde passa e as casas que visita. Além das questões religiosas, leva a alegria através das brincadeiras dos palhaços.

Link do vídeo: https://youtu.be/uToCEtgPqZc