Prefeitura de Matias Barbosa realiza processo licitatório para iluminação da “Represa Monte Alegre”

Um dos belos cenários naturais de Matias Barbosa e patrimônio municipal, a Represa Monte Alegre, localizada no Bairro de mesmo nome, vai passar por obras de revitalização. O espaço terá iluminação LED. A Prefeitura realizou nesta semana o processo licitatório que garantirá a implantação da rede elétrica, com 16 postes.

Com a conclusão do processo, a expectativa é que as obras sejam iniciadas a partir de fevereiro. A previsão de conclusão da implantação da iluminação é de 90 dias. Serão empregados mais de R$ 90 mil, através de recursos próprios do município

A iniciativa tem como objetivo proporcionar segurança ao público com a utilização dos refletores de LED, garantindo maior tempo de permanência dos pedestres e pessoas que buscam o espaço para o lazer. Esse tipo de lâmpada é classificada como mais econômica, com menor consumo de energia e de maior durabilidade.

Além de receber a iluminação, toda extensão que compreende a área de “parque”, pista de caminhada, entorno do lago, será revitalizada. Serão reformados bancos já existentes no local, e implantados novos no entorno do lago.

Para orientação dos praticantes de atividades físicas, placas com informações de percurso, e demais orientações serão afixadas. Lixeiras serão colocadas em diferentes pontos. A manutenção, como capina e limpeza, será ampliada, contudo, a Prefeitura reforça junto a população a questão da preservação do espaço público. Crimes como depredação devem ser denunciados à Polícia Militar.

Nos últimos anos, diversos espaços da Represa foram depredados, e sua manutenção gera custos extras ao município, que poderiam ser empregados em outras demandas em beneficio a população. As edificações construídas para fins de lazer, e estrutura de banheiros foram danificados, e apresentavam risco aos visitantes, com a possibilidade de desabarem. O Departamento de Obras realizou a demolição desses espaços e a remoção dos entulhos no local.

A Prefeitura deve organizar algumas atividades no local, e posteriormente, com a situação epidemiológica referente a pandemia controlada, promover eventos diversos, para todo o público, com ações de saúde, esporte, lazer, meio ambiente, dentre outros.